Você sabe o que é a Universíade?

O segundo maior evento poliesportivo do mundo retorna este ano.


Os Jogos Universitários Mundiais – ou Universíade – ocorreram pela primeira vez em 1923. A ideia do nome consiste em juntar os termos Universidade e Olímpiadas, em alusão aos Jogos Olímpicos. O torneio é multiesportivo e internacional, organizado para atletas competidores universitários pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU).

O evento acontece a cada dois anos e tem como sede cidades diferentes a cada edição. A competição já passou por cidades como Turim em 1969, Porto Alegre em 1963, Roma em 1975, Pequim em 2001 e Kazan na Rússia em 2013, dentre várias outras.

A Universíade é o maior evento cultural e poliesportivo do mundo, perdendo apenas para as Olimpíadas. Ele reúne diversas modalidades, recebendo até 12 mil atletas que possuem entre 18 e 25 anos. Nas últimas edições, aproximadamente 160 países participaram.

Abertura da Universíade de Verão 2017, em Taipei / Foto: Reprodução

Grandes personagens olímpicos brasileiros passaram pela Universíade, dentre eles o ginasta Diego Hypolito, o ex-judoca Flavio Canto e o jogador de vôlei Wallace.

Antes de sua conquista nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, o ginasta Arthur Zanetti já havia pisado no lugar mais alto do pódio dos Jogos Universitários Mundiais. Em 2011, na China, ele ganhou um dos dois ouros do Brasil na edição de Shenzhen. Nesse mesmo ano, a equipe brasileira ficou em 23º no quadro de medalhas, conquistando 2 ouros, 4 pratas e 12 bronzes, com um total de 18 medalhas.

Delegação brasileira em 2013 – Arthur Zanetti (meio) e Arthur Nory (direita) faziam parte da equipe, em Kazan (Foto: Everton Melo)

Outros nomes que passaram pela delegação brasileira são o armador Gegê, do basquete, os destaques do atletismo Ronald Julião e Adhemar Ferreira da Silva, os esgrimistas Guilherme Toldo e Renzo Agresta, Jaque Ferreira do levantamento de peso, Natália Gáudio da ginastica rítmica, Rebeca Gusmão e Joana Maranhão da natação e Natália Falavigna do taekwondo.

A lutadora de taekwondo Paloma Lima, de 22 anos, aluna do curso de educação física na faculdade UniSantana/SP, participou pela primeira vez em 2017. De acordo com Paloma foi gratificante participar do Universíade, não só pela estrutura da competição como também pelo nível dos adversários enfrentados. “Na modalidade tiveram atletas presentes em rankings internacionais e medalhistas mundiais e olímpicos.”

Paloma Lima, lutadora de taekwondo, na edição da Universíade 2017 (Foto: Reprodução)

A lutadora deixou claro que tem o desejo de participar novamente, porém não poderá comparecer na edição de 2019. Comentou também sobre a qualidade dos atletas da delegação brasileira que irão para a competição este ano. “Os atletas que estão indo disputar as seletivas são de grande qualidade técnica. Atletas de ranking nacional, o que proporciona uma seletiva muito forte. Que vença o melhor e que eles tenham um bom desempenho”.

A Universíade de Verão 2019 acontece de 3 a 14 de julho em Nápoles, na Itália. Essa será a quinta vez que uma cidade italiana sedia o evento. Somando com as 5 edições da competição de verão, a Itália sediou também 6 edições da Universíade de Inverno.

Neste ano, o Brasil tem presença confirmada em sete modalidades: atletismo, futebol, ginástica artística, judô, natação, taekwondo e vôlei. Até o fechamento deste texto, o judô definiu nove atletas: Guilherme Schimidt, Yasmin Rodrigues, Willian Lima, Ketelyn Araújo, Gustavo Assis, Gabriela Mantena, João Cesarino, Aine Schimidt e Sibila Mariana.

Texto por João Vitor Barbosa

Referências Bibliográficas:

http://www.def.uem.br/cdr/academicos-da-uem/jogos-universitarios-mundiais-universiade

http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/07/com-arthur-zanetti-buscando-o-bi-universiade-2013-comeca-nesta-sexta.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s