Paradesporto universitário traz confiança para jovens com deficiências

Competições promovem inclusão social por meio do esporte

O paradesporto é uma modalidade de competição destinada a pessoas com algum tipo de deficiência, seja visual, física ou intelectual.

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), juntamente com a Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realiza desde 2016 os Jogos Universitários Brasileiros Paradesportivos. De acordo com o presidente da CBDU, Luciano Cabral, o objetivo da competição é promover a inclusão de todo o universo de estudantes todo país por meio do esporte.

Na primeira edição, as modalidades esportivas incluídas na grade paradesportiva foram natação, tênis de mesa, atletismo, bocha e judô. Na edição seguinte, em 2017, o parabadminton foi acrescentado. Em 2018, tênis em cadeira de rodas e basquete 3×3 foram adicionados como modalidades para competir.

Nas duas primeiras edições, os atletas poderiam se inscrever em duas modalidades diferentes, mas desde 2018, quem participar poderá competir em apenas um esporte.

Na última, participaram 252 atletas, representando 200 instituições acadêmicas privadas e públicas. Foram 60 participantes a mais que a segunda edição (2017).

As competições paralímpicas universitárias são espelhos para o futuro do esporte brasileiro, que está surgindo efeitos.

Atualmente, as Paralimpíadas trazem mais resultados que as Olimpíadas. No Rio 2016, foram conquistadas 72 medalhas, (14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes), quase o quádruplo a mais que os jogos convencionais no mesmo ano. Um dos motivos para esse grande desempenho é o nadador Daniel Dias, que nessa edição conquistou nove medalhas, se tornando assim o maior medalhista masculino na história da natação paralímpica, com um total de 24 medalhas.

Os paradesporto, pode-se dizer, surgiu do nada na vida da atleta Natália Borges Xavier. Natália tem 19 anos e é atleta paralímpica universitária de natação da classe S6, a qual enquadra pessoas com nanismo. A primeira vez que pensou na possibilidade de ser atleta foi em 2016 quando começou nas aulas de natação no Sesc de Goiás. Mas, foi em 2018 que surgiu a oportunidade de competir no JUBs Paradesportivo.

Ela é aluna da Universidade Federal de Goiás (UFG), e conta que foi bastante inesperado.

“O pessoal da minha atlética perguntou se eu fazia algum tipo de modalidade esportiva. Eu falei que nadava, então eles avisaram a diretora de acessibilidade, que também é professora da faculdade de educação física, que eles tinham uma atleta paralímpica. Ela entrou em contato comigo e começou todo o processo.”


Natália competindo no JUBs Paradesporto 2018 pela UFG. /Crédito: Acervo Pessoal  

Sua inspiração para competir é a nadadora britânica Eleanor Simmonds, cinco vezes medalhista de ouro em paralímpiadas.

“Eleanor é da mesma classe que eu na natação, e confesso que houve um tempo em que um dos meus objetivos de vida era chegar pelo menos ao tamanho dela. Hoje sou 2 centímetros maior”, disse.


 Eleanor Simmonds conquista medalha de ouro nos 200m Medley Individual em Londres, 2012.


No JUBs 2018, Natália conquistou primeiro lugar em duas provas: 50 metros nado livre, no qual nadou peito e 100 metros nado peito. Esse ano, ela irá se aventurar em outra modalidade: o atletismo. Além disso, por causa de seu bom resultado, conseguiu vaga para o FISU America Games.

As fases finais da competição universitária paradesportiva desse ano vão acontecer no Centro de Treinamento Brasileiro Paralímpico em São Paulo, entre os dias 24 e 27 de julho. As competições convencionais se realizarão nos dias 20 a 27 de outubro, em Salvador, Bahia.

Texto por Mariana Dias

Referências:

http://redacao.mackenzie.br/iniciada-as-inscricoes-para-os-jogos-paralimpicos-universitario/

https://www.cbdu.org.br/competicao/jogos-paralimpicos-universitarios-2018/

https://news.portalbraganca.com.br/esporte/jogos-paralimpicos-universitarios-2018-capital-paulista-recebe-nesta-semana-os-jogos-paralimpicos-universitarios.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s